REGULAMENTO TORNEIO 

 a) os jogos são realizados em horário, dia e local escolhidos pelos tenistas no intervalo de datas estipuladas pelo organizador para rodada (uma semana ou menos dependendo do tamanho da classe). Dependo do tamanho da classe o organizador poderá definir rodadas com intervalos menores que uma semana.

b) as tabela será disponibilizada no site na quarta feira, dia 31/10,  e o tenista tem até o dia indicado na tabela para realizar o jogo e lançar o resultado no site.

c) os tenistas deverão manter contato até o dia seguinte do início de cada rodada para marcar o jogo. Caso esteja com dificuldade para falar com seu adversário entre em contato com o organizador do torneio (Ricardo Martins – 61-98408-6580) Todos os telefones dos tenistas estão disponiveis no site - basta clicar no nome do seu adversário.

d) Se até o encerramento rodada o jogo não for realizado e nenhum dos tenistas quiser conceder o WO, será feito um sorteio para sabermos quem continua no torneio. Observe aqui que este torneio não permite atraso nas rodadas. Adiantar os jogos e as rodadas será permitido.

(O sorteio será baseado no resultado do primeiro sorteio da loteria federal anterior ao encerramento da rodada que sempre encerra as 22 horas do dia indicado na tabela. Ex: Se a rodada encerrar na quarta feira às 22 horas será válido o sorteio da loteria federal da própria quarta que acontece as 19:00 h)

O sorteio será baseado na dezena do 1º prêmio da loteria e se esta for par será considerado ganhador o nome da parte de cima da tabela. Se o número for ímpar será considerado ganhador o nome da parte de baixo da tabela.

Ex: Resultado Loteria Federal 5082  - 1º Prêmio - 
79134.

Jogo = Fulano

              x

          Beltrano

Dezena = 34 = par = primeiro nome = parte de cima = ganhador = Fulano.

e) Todos os resultados devem ser lançados no site. Os jogos que não tiverem resultado lançado serão considerados como não realizados e terão o resultado definido pelo sorteio previsto na letra d. 

f) No torneio os jogadores devem levar um tubo de bolas NOVAS e realizar um sorteio para ver com qual bola irão jogar. Caso haja consenso entre os tenistas, estes podem chegar num acordo sobre outra regra para as bolas.

g) Datas: Dependo do tamanho da classe o organizador poderá fazer rodadas com períodos inferiores a uma semana.

h) FORMATO DO TORNEIO.

 

A -- Fase Classificatória - 1a Fase e Repescagem (classificatória para a 2a fase/tabela definitiva)

1a semana - 1a fase - Todos jogadores - ganhadores avançam direto para a 2a fase/tabela definitiva

2a semana - Repescagem - Só os perdedores da 1a rodada - ganhadores da repescagem avançam para 2a fase/tabela definitiva.

 

B -- 2a Fase/Tabela Definitiva

3a semana em diante - Ganhadores da 1a fase E ganhadores da repescagem. (posição na tabela definido por sorteio automático do sistema - só os cabeças de tem posição definida) (Essa tabela segue é definitiva até a final)

 

- Na classe Elite teremos 4 cabeças de chave escolhidos pelo organizador diante da troca de informações com a FTB, pois o torneio vale pontos para o ranking de classe da FTB. Os demais atletas entram na tabela atraves do sorteio pelo sistema.  

- Os cabeças de chave que ganharem na primeira rodada, fase classificatória, serão posicionados na tabela da segunda fase na mesma forma dos torneios tradicionais, ou seja,  se avaçarem as quartas de finais se encontrarão: (1x8) x (4x5) X (3x6) x (2x7).

 

i) Quando não houver consenso entre os tenistas sobre o tipo de piso será dado preferência ao piso de saibro.

j) os jogadores poderão escolher jogar partidas de 3 sets, dois sets e um supertiebreak ou um pro-set. Esta escolha deve ser feita antes de começar o jogo. Caso não haja consenso deverá ser jogado dois sets e um supertiebreak.

 

- Finais: 09/12 – Clube Ambr (Clube do Médico)

Horário das Finais.

- 08:00 h - classes: 3ª, 4ª e 5ª,

- 09:30 h – classes: ELITE, 1ª classe, 2ª classe.

- após o término dos jogos das 09:30 h será realizada a premiação de todas as classes;

Obs1: Os jogos das finais serão de dois sets e caso ocorra empate deverá ser realizado um super tiebreak de 10 pontos. 

Obs2: Esse torneio vale 250 pontos para o ranking da federação de tênis de Brasília, mas é obrigatório que o tenista tenha o ID forneceido pela federação - (Dúvida entre em contato com a federação - 3327-6908)

obs3: A classe elite só será realizada se tivermos 16 participantes.

 

k)Casos omissos e controversos serão decididos pelo organizador do torneio.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

 50 reais.

 

PREMIAÇÃO

 - Todos os campeões e vice-campeões receberão troféu.

- A classe Elite tem premiação de 1000 reais - sendo 700 para o campeão e 300 reais para o vice-campeão.

- Sorteio de 1000 reais de Crédito para compras no site Bola de Tênis Delivery entre todos os inscritos e será informado no grupo do WhatsApp como será realizado.

 - O ganhador do crédito deverá fazer suas compra no site www.boladetenisdelivery.com. Caso o valor de suas compras seja inferior a R$ 1000,00 este não terá direito a diferença de valor. Caso o valor de suas compras seja superior a R$ 1000,00 este deverá arcar com a diferença de valor.

- o preço considerado no site será o preço a prazo.

Obs1: A premiação da classe ELITE só será paga aos finalistas se o jogo da final acontecer no dia estipulado pela organização e o tenista contemplado estiver presente no horário da premiação. 

Obs2: Caso o finalista não possa comparecer a final, será convocado o semifinalista que perdeu do finalista ausente. Caso o semifinalista também não possa comparecer será convocado aquele que perdeu para o semifinalista e assim por diante.

 

DÚVIDAS

Entre em contato com o organizador: Ricardo Martins – 61-98408-6580

 

 

 

REGULAMENTO DA BARRAGEM

 

  1. Marcação de jogos e definição da rodada:

1.1. Os confrontos serão definidos pelas seguintes regras:

1.1.1.   Sempre o jogador será sorteado aleatoriamente para jogar com qualquer tenista da sua classe.

1.1.2.   Serão observadas as licenças, suspensões para formação dos confrontos dentro da classe.

1.1.3.   A formação da rodada será induzida pelo sistema de forma que a repetição de confrontos só aconteça depois de 03(três) rodadas.

1.1.4.   Se houver número ímpar de participantes na classe, será acrescentado um jogador “CURINGA”, que servirá para termos um número par de jogadores.

1.1.4.1.            Para efeito de pontuação, o jogador que for sorteado para “enfrentar o CURINGA” receberá a pontuação de um Duplo 6x0.

1.1.4.2.            O sorteio para enfrentar o “CURINGA” será realizado em primeiro lugar entre os jogadores que tenham deixado de cadastrar o resultado da rodada anterior, em seguida entre os jogadores que tenham deixado de jogar mas tenham avisado e como última opção será realizado entre todos os ranqueados.

1.2. O desafiante será sempre o que está mais abaixo na ordem de classificação.

1.3. O desafio deverá acontecer através de contato telefônico até a quinta-feira, da mesma semana do jogo.

1.3.1.   Para o jogo, o desafiante deverá dar duas opções de dias e horários.

1.3.2.   Se o desafiado não puder em nenhuma das opções, então ele, o desafiado, deverá dar duas outras opções de dias e horários.

1.3.3.   Se não for possível chegar a um consenso o jogo ficará em aberto e nenhum dos jogadores receberá pontos.

1.3.4.   A resposta ao desafio deverá ocorrer até a quinta-feira, mas nada impede que seja antes e que talvez o jogo seja realizado até mesmo na quarta ou na quinta.

1.3.5. Sempre que houver repetição de um confronto deverá ser observada a alternância de local do jogo, caso os dois tenistas tenham quadra para disponibilizar.

1.4. As bolas do jogo ficarão a cargo do desafiante. As bolas deverão ser NOVAS ou SEMI-NOVAS.

1.5. A divulgação da tabela ocorrerá toda a terça-feira após as 22:00 h.

1.5.1.   Para que isso ocorra, os resultados dos jogos deverão ser cadastrados no site até as 21:59 h da terça-feira.

1.5.2.   Nos jogos que não tiverem seu resultado informado, ambos os jogadores não receberão pontuação.

1.5.2.1.            A responsabilidade de cadastrar o resultado é do vencedor, mas o perdedor também pode cadastrar.

1.5.3.   Caso o jogo seja realizado com atraso o Vencedor deve lançar o resultado atrasado no site da mesma forma como se faz para o jogo realizado em dia.

1.6. Caso o desafiante não entre em contato com o desafiado até o fim da rodada, o desafiado poderá lançar vitória por WO. Ressalta-se aqui o jogo poderá ficar em aberto e poderá ser realizado depois, caso exista consenso entre os jogadores.

Jogos:

2.1. O tipo do piso ficará a cargo dos jogadores.

2.1.1.   Se não houver consenso, será dada preferência ao tipo de piso escolhido pelo desafiado.

2.2. Existem duas possibilidades de pontuação para os jogos:

2.2.1.   Melhor de 3 (três) sets:

2.2.1.1.            Vencerá quem fizer 2 (dois) sets primeiro.

2.2.1.2.            Em caso de empate em 6x6, deverá ser jogado o “tie-break”.

2.2.2.   Set longo ou pró-set:

2.2.2.1.            Vencerá quem fizer 9 games primeiro.

2.2.2.2.            Se houver empate em 8x8, deverá ser jogado o “tie-break”.

2.2.2.3.            Os pontos serão calculados com base em uma regra de três. O vencedor receberá 6 e o perdedor o resultado da regra de três, fazendo-se o arredondamento de acordo com a regra matemática, ou seja, até 0,49 arredonda-se para baixo, a partir de 0,50 arredonda-se para cima. Como exemplo: Se o resultado no jogo for 9x4, o resultado válido seria um duplo 6x3. Ou seja, a fórmula seria 9 está para 6 assim como 4 está para “x”.

2.2.3.   Se os jogadores não quiserem jogar o “tie-break” e prosseguirem o jogo, será considerado, em games, 7x6 para o set normal, e 9x8 no pró-set.

2.2.4.   Se houver um terceiro set, e for decidido jogar um super “tie-break”, o resultado final será calculado com base em uma regra de três. O vencedor receberia 6 e o perdedor o resultado da regra de três, arredondado para baixo. Como exemplo: Se o resultado no super “tie-break” for 10x6, o resultado válido seria 6x3. Ou seja, a fórmula seria 10 está para 6 assim como 6 está para “x”.

2.2.4.1 Quando o resultado da regra de três prevista no item 2.2.4 for menor que 1, será observado o disposto no item 2.2.2.3.

2.3. Se por algum problema não for possível terminar o jogo, será considerado vencedor quem tiver maior quantidade de games, exceto por contusão ou desistência.

2.3.1.   Se ainda persistir a igualdade, o vencedor sairá de um sorteio e receberá a quantidade de games suficientes para fechar a partida.

2.4. No caso de término do jogo por contusão ou desistência, o vencedor irá receber a quantidade de games suficientes para fechar a partida.

2.5. Se algum jogador não comparecer, ou se atrasar por mais de 30 minutos, será considerado vitória por WO a favor do jogador que compareceu.

2.6. Se os jogadores compareceram no local e no horário marcado para o jogo, e o jogo não puder ser realizado, eles devem remarcar o jogo, dentro da semana da realização dos jogos.

2.6.1.       Se ainda assim não puder haver o jogo, nenhum jogador receberá pontos, mas poderão, caso queiram, realizar o jogo em outra semana e depois solicitar a retificação do resultado.

 

  1. Admissão na barragem:

3.1. No momento do cadastro na Barragem o tenista deverá fazer a opção pela classe em que irá jogar.

3.2. É permitido a entrada em qualquer classe, sendo que aqueles que optaram por entrar na 1ª classe enfretarão um desafio. O Desafio consiste na seguinte regra: Todo novo tenista ou Barragista antigo que estiver fora da Barragem a mais de 10 rodadas de fora da Barragem que quiser entrar na 1ª classe será colocado no sorteio da 1ª classe por duas rodadas. Se este ganhar os dois jogos ele tirará da 1ª classe o último colocado da classe no dia de encerramento da rodada.

3.3. No momento da entrada na barragem o tenista receberá os pontos necessários para que fique posicionado no meio da classe escolhida. Essa pontuação recebida será divida por 10 e destribuída em 10 rodadas. Dessa forma, já na sua primeira rodada, o novo integrante da Barragem já começa a defender seus pontos.

3.4 O tenista cadastrado no site deve entrar em contato com o organizador para solicitar o seu ativamento.

3.5 O tenista que já faz parte da Barragem, mas por algum motivo estiver com 0 pontos no ranking poderá novamente escolher a classe em que quiser entrar, seguindo o estabelecido nos itens 3.1 e 3.2.

  1. Saída da barragem:

Para saída definitiva da barragem, o participante deve solicitar que o organizador o retire da lista ou alterar seu status para DESATIVADO.

 

  1. Pontuação para o ranking:

5.1. Jogos Normais

5.1.1.   Cada jogador receberá uma pontuação por cada partida disputada.

5.1.2.   Esses pontos serão acumulados por 10 (dez) rodadas, quando eles serão substituídos pelos novos pontos, portanto a pontuação de cada para o ranking será sempre a soma dos seus últimos 10 resultados.

5.1.2.1. Dessa forma, o ranking funcionará como o ranking da ATP-Tour, que cada jogador começará a ter que defender seus pontos.

5.1.3.   A pontuação será calculada com as fórmulas apresentadas no anexo I.

5.2. Nos jogos que houver WO:

5.2.1.   Considera-se ocorrido o WO quando um dos jogadores não puder jogar na rodada da semana.

5.2.2.   O vencedor receberá 70 % dos pontos como se vencesse por duplo 6x1.

5.2.3.   O perdedor não receberá pontuação.

5.3. Nos jogos que não puderem ser realizadas devido a problema com os dois atletas e estes avisarem.

5.3.1.   Os atletas não receberão pontos.

5.4. Nos jogos em que o resultado não for informado por nenhum dos tenistas:

5.4.1.   Ambos não receberão pontuação.

 

  1. Regra de suspensão:

6.1 O jogador que não receber pontuação ou deixar de jogar, mesmo que justificadamente, por 2 (dois) jogos seguidos será retirado das rodadas é automaticamente  suspenso pelo sistema até que regularize pelo menos um dos seus jogos e informe o resultado no site, pois assim voltará automaticamente para o sorteio.

6.2 O jogador Suspenso não receberá pontos até sair desta condição.

  

  1. Regra de Bônus

Nos jogos em que o perdedor fizer menos de 2 (dois) games o vencedor receberá um Bônus de 50% na sua pontuação.

  1. Regra de Licença:

8.1. O jogador que estiver impossibilitado de jogar, por qualquer motivo, deve alterar sua situação/status no site para licenciado. Desta forma seu nome não sairá na rodada, portanto não prejudicando os colegas.

8.2. A licença será sempre por prazo indeterminado, ou seja, o participante quando quiser voltar deverá alterar o status/situação no site para ativo.

8.3. O jogador que entrar de licença será removido das rodadas da Barragem.

8.4. O jogador de Licença Voluntária irá receber 3 (três) pontos nas rodadas em que estiver ausente. 

 

       9. Jogos atrasados

Os jogos atrasados poderão ser realizados a qualquer tempo e os pontos serão computados normalmente, mas os tenistas devem ficar atentos aos motivos de suspensão prevista no item 6.  

      10. Ascensão e queda entre as classes.

10.1 A ascensão e a queda entre as classes dependerão exclusivamente de critérios técnicos.

10.2 Serão estabelecidas temporadas de no mínimo 5 rodadas e quando ao final destas temporadas, 30% dos melhores ranqueados na classe serão efetivados para uma classe superior, e 30% dos piores ranqueados serão rebaixos a uma classe inferior.

10.3 Da 1ª classe sempre caem 4 jogadores e da 2ª classe sobem 4 jogadores. (caso específicos serão informados no grupo da 1ª classe no whatsapp)

10.4 No cálculo do percentual previsto no item 9.2 será levado em consideração o arredondamento de acordo com a regra matemática, ou seja, até 0,49 arredonda-se para baixo, a partir de 0,50 arredonda-se para cima. (Ex: Suponhamos que uma classe tenha 19 participantes – 30% seria 5,7, portanto pela regra estabelecida neste item seriam rebaixados 6 tenistas e subiriam 6 tenistas, se mantendo estáveis na classe 7 tenitas)

10.5 Para definição dos que vão cair ou subir será utilizado o ranking disponível no site logo após o encerramento da temporada e antes de abrirmos uma nova temporada.

10.6 O quantidade de rodadas de cada temporada serão informadas no site e no grupo do whatsapp.

 

 

DÚVIDAS. ENTRE EM CONTATO.

 

barragemdocerrado@gmail.com

RICARDO SILVA MARTINS.
61-98408-6580

 

 

 

ANEXO I

 

Fórmulas para o cálculo da pontuação

 

 

            Desempenho:

(6 x SG) + GG

x 100

(6 x SJ) + GJ

                                    Onde:

SG  =   Sets Ganhos

GG =   Games Ganhos

SJ   =   Sets Jogados

GJ   =   Games Jogados

            Pontos Finais:

                        Vencedor:

DesV

+ 6

(PosP + 4)

                                    Onde:

DesV   =   Desempenho do Vencedor

PosP    =   Posição (classificação) do Perdedor

 

                        Perdedor:

DesP

+ 1

(PosV + 4)

 

                                    Onde:

DesP   =   Desempenho do Perdedor

PosV   =   Posição (classificação) do Vencedor

 

REGULAMENTO TORNEIO 

 a) os jogos são realizados em horário e dia escolhidos pelos tenistas no intervalo de datas estipuladas pelo organizador para rodada (uma semana). A Primeira rodada sairá dia 11/04. Dependo do tamanho da classe o organizador poderá definir rodadas com intervalos menores que uma semana. Quando não houver consenso entre os tenistas sobre o tipo de piso será dado preferência piso saibro.

b) as tabelas serão disponibilizadas no site na quarta feira após as 22 horas e o tenista tem até o dia indicado na tabela para realizar o jogo e lançar o resultado no site.

c) os tenistas deverão manter contato até o dia seguinte do início de cada rodada para marcar o jogo. Caso esteja com dificuldade para falar com seu adversário entre em contato com o organizador do torneio (Ricardo Martins – 61-98408-6580) Todos os telefones dos tenistas estão disponiveis no site.

d) Se até o encerramento rodada o jogo não for realizado e nenhum dos tenistas quiser conceder o WO, será feito um sorteio para sabermos quem continua no torneio. Observe aqui que este torneio não permite atraso nas rodadas. Adiantar os jogos e as rodadas será permitido.

(O sorteio será baseado no resultado do primeiro sorteio da loteria federal anterior ao encerramento da rodada. Ex: Se a rodada encerrar na quarta feira às 22 horas será válido o sorteio da loteria federal da própria quarta que acontece as 19:00 h)

O sorteio será baseado na dezena do 1º prêmio da loteria e se esta for par será considerado ganhador o nome da parte de cima da tabela. Se o número for ímpar será considerado ganhador o nome da parte de baixo da tabela.

Ex: Resultado Loteria Federal 5082  - 1º Prêmio - 
79134.

Jogo = Fulano

              x

          Beltrano

Dezena = 34 = par = primeiro nome = parte de cima = ganhador = Fulano.

e) Todos os resultados devem ser lançados no site. Os jogos que não tiverem resultado lançado serão considerados como não realizados e terão o resultado definido pelo sorteio previsto na letra d. 

f) No torneio os jogadores devem levar um tubo de bolas NOVAS e realizar um sorteio para ver com qual bola irão jogar. Caso haja consenso entre os tenistas, estes podem chegar num acordo sobre outra regra para as bolas.

g) Datas: Dependo do tamanho da classe o organizador poderá fazer rodadas com períodos inferiores a uma semana.

h) Formato do torneio

- Primeira rodada - classificatório para a terceira rodada - participam todos os tenistas - confrontos definidos por sorteio no site. Teremos 8 cabeças de chave na primeira, segunda, terceira e quarta classes e estes serão os melhores ranqueados na CLASSES da Barragem do Cerrado. Na classe Elite também serão 8 cabeças de chave escolhidos pelo organizador diante da troca de informações com a FBT e demais organizadores de torneios em Brasília. 

- Segunda rodada - repescagem  - participam somente os perdedores da primeira rodada - confrontos definidos por sorteio automático a medida que os resultados da 1ª rodada vão acontecendo - os ganhadores dos jogos nesta rodada serão encaixados por sorteio automático na terceira rodada, para enfrentar os jogadores que ganharam na primeira rodada.

- terceira rodada - ganhadores da primeira rodada + ganhadores da segunda rodada - confrontos definido por sorteio realizado no início do torneio e na repescagem e a partir desta rodada não teremos mais repescagem.

- Os cabeças de chave que ganharem na primeira rodada, fase classificatória, serão posicionados na tabela da segunda fase na mesma forma dos torneios tradicionais, ou seja,  se avaçarem as quartas de finais se encontrarão: (1x8) x (4x5) --- (3x6) x (2x7).

 

- Finais: 12/05 – Clube ASTCU

Horário das Finais.

- 13:30 h - Iniciante

- 15:30 h – ELITE, 1ª classe, 2ª classe, 3ª classe, 4ª classe. 

- após o término dos jogos das 15:30 h será realizada a premiação de todas as classes;

Obs1: Os jogos das finais serão de dois sets e caso ocorra empate deverá ser realizado um super tiebreak de 10 pontos. 

Obs2: Esse torneio vale 250 pontos para o ranking da federação de tênis de Brasília, mas é obrigatório que o tenista faça o cadastro no site da federação: www.fbt.com.br 

obs3: A classe elite só será realizada se tivermos 12 participantes.

 

i)Casos omissos e controversos serão decididos pelo organizador do torneio.

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

 50 reais.

 

PREMIAÇÃO

 - Todos os campeões e vice-campeões receberão troféu.

- A classe Elite tem premiação de 1000 reais - sendo 700 para o campeão e 300 reais para o vice-campeão.

- Premiações para todos os campeões e vices – kits de 02 tubos de bola + 01 grip - Bola de Tênis Delivery

- Sorteio de 2000 reais de Crédito para compras no site Head Brasil entre todos os inscritos do torneio da Cerrado DF e Cerrado Águas Claras e será informado no grupo do WhatsApp como será realizado.

 - O ganhador do crédito deverá fazer suas escolhas no site www.headbrasil.com.br. Caso o valor de suas compras seja inferior a R$ 2000,00 este não terá direito a diferença de valor. Caso o valor de suas compras seja superior a R$ 2000,00 este deverá arcar com a diferença de valor.

- Após feita a escolha o organizador do torneio fará o pedido a Head Brasil para que envie o produto.

Obs1: A premiação só será paga aos finalistas se o jogo da final acontecer no dia estipulado pela organização e o tenista contemplado estiver presente no horário da premiação. 

Obs2: Caso o finalista não possa comparecer a final, será convocado o semifinalista que perdeu do finalista ausente. Caso o semifinalista também não possa comparecer será convocado aquele que perdeu para o semifinalista e assim por diante.

 

DÚVIDAS

Entre em contato com o organizador: Ricardo Martins – 61-98408-6580